Porque a moda de luxo é tão cara?

Luxo costumava ser sinônimo de qualidade. As marcas mais célebres da moda (voga) construíram suas marcas nos melhores materiais e nos artesãos mais qualificados, e depois cobraram dos clientes um prêmio por ambos. Mas em qualquer momento nos últimos 15 anos, as coisas mudaram.

Porque a moda de luxo é tão cara?

“Eu senhoril voga e costumava justificar gastar moeda com isso porque eu podia expressar às pessoas que luxo era uma qualidade muito melhor”, diz Eugene Rabkin, fundador da StyleZeitgeist e colunista do Business of Fashion. “Mas eu não posso mais fazer isso. E isso me deixa muito triste.
As marcas de voga sempre negociaram a sua marca de qualidade mais intangível. Embora haja milénio maneiras de dividir precisamente o que significa "marca", uma grande segmento é a sensação que você tem quando compra alguma coisa: compre um Volvo e se sinta seguro; usar um Rolex e você se sentir uma vez que um baller. Uma vez que equacionamos dispêndio e qualidade, as marcas de luxo mantêm seus preços altos, de modo que, quando você pega uma jaqueta de pele Saint Laurent , supõe-se que você investiu em um pouco feito por artesãos, com os melhores materiais. Mesmo que não seja dito explicitamente.
Segundo Rabkin, na última dez, as marcas têm explorado cada vez mais essa hipótese de lucro. "Os preços subiram, mas a qualidade caiu", diz ele.
As 20 maiores empresas de voga engolem 97% do lucro, o que lhes dá um estrangulamento no mercado. Para atingir seus objetivos de propagação, eles precisam reduzir a qualidade ou aumentar os preços. "Eles fizeram os dois", diz Rabkin. Para vender roupas piores a preços mais altos, eles dobraram seus desfiles, campanhas publicitárias e relacionamentos com influenciadores, o que aumenta a visibilidade - e a competitividade - do que eles fazem, ao invés da qualidade.
O resultado é que as roupas se tornaram merch. "Portanto você tem os gráficos, os grandes logotipos", diz Rabkin. A Gucci, uma marca originalmente construída com produtos de pele de subida qualidade, agora produz mais da metade de sua receita com os millennials. Leste não é um grupo demográfico com poder aquisitivo para conjuntos de troncos de cinco peças. Mas compra camisetas , moletons, treinadores e caixas de telefone em números inchados. Uma vez que os tees de bandas, eles são uma maneira de expressar seu paixão pela marca de uma maneira (comparativamente) conseguível. Mas todo esse plástico e jersey é um mundo distante do que o "luxo" significava.


"É sobre o hype", diz Chris Morency, editor-geral do Hypebeast . "Se um pouco é sensacionalista, não importa de que material é feito, se você quiser." Ele aponta para o logotipo da caixa da Supreme tees uma vez que um exemplo, que apesar do varejo por preços menos insanos, é revendido por até 500 libras. “Não é o valor intrínseco, é o valor cultural criado em torno dele. Mas isso só existe para alguns produtos de cada vez. ”
Para produzir hype, você precisa limitar a acessibilidade. A Supreme faz isso criando muito menos produtos do que seus clientes querem - você precisa se azafamar para colocar as mãos no punhado de gotas de logo a cada temporada. Outros fazem isso com preço; A Enfants Riches Déprimes, que se define tanto quanto um projeto de arte uma vez que uma marca, vende moletons de 1.400 dólares , especificamente para bloquear um consumidor de volume (também uma vez açoitou um laço de forcador de cashmere de US $ 7.000). Para outros, é sobre ironia; A camiseta da DHet, da Vetement, continua a ser o ponto sobranceiro das piadas caras, projetadas para atrair um punhado de profissionais de voga.

 É também por isso que a Burberry costumava queimar o excesso de estoque. As marcas de luxo preferem ter uma perda no resultado do que ter seu siso de exclusividade diluído vendendo-o no desconto. "Hoje em dia é muito verosímil comprar produtos de luxo intermediários e acessíveis de marcas menores, ou mesmo de subida qualidade, que são tão boas ou melhores que as peças que você compraria da LVMH", diz Luke McDonald, estilista da voga start-up dos homens da risca . "O preço reflete o prestígio e a marca do resultado, portanto você ganha um moletom de marca de 700 libras que foi fabricado por menos de 50 libras."
O grande perdedor cá, assim uma vez que o cliente, é o planeta. Embora as marcas de fast fashion sejam justamente culpadas pelas catástrofes ambientais causadas pela indústria do vestuário, o luxo tem mãos também sangrentas.
No Fashion Transparency Índice, que classifica as marcas de congraçamento com a opacidade de suas cadeias de suprimentos, nenhuma marca de luxo aparece na metade superior. Embora alguns estejam começando a revelar mais sobre uma vez que suas roupas são feitas, a tendência preponderante é que quanto mais caras as roupas, menos nitidez elas oferecem sobre uma vez que elas são feitas.
Isso é o oposto de uma vez que a indústria do luxo se posicionou por muito tempo, uma vez que a vivenda do artesanato e da qualidade.
“Em sua puerícia, na dez de 1950, foi construído com mão-de-obra e materiais de luxo”, diz McDonald. As maiores casas ainda empregam centenas de costureiras especializadas em seus ateliês, que criam os produtos sumptuosos e meticulosos exibidos durante a semana da alta-costura. Mas o mercado para esse tipo de trabalho evaporou - uma enorme proporção de peças de subida costura é vendida com prejuízo - e agora existe em grande segmento uma vez que um treino de marketing, para conferir uma aura de qualidade a produtos que são feitos a preços baixos, mas vendidos a grande graduação. .
As coisas boas ainda estão lá fora, no entanto. É unicamente mais difícil de encontrar. "Eu senhoril o que Yohji [Yamamoto] faz", diz Rabkin. "Os japoneses ainda sabem uma vez que fazer as coisas." Ele também destaca Undercover de Jun Takahashi uma vez que uma marca que traz uma sensibilidade de luxo ao streetwear, e não o contrário. "Ele faz camisetas, mas são ótimas camisetas."
"Você precisa pensar sobre o que você está recebendo pelo seu moeda", diz McDonald. O ciclo de voga rápido, no qual as tendências surgem e desaparecem em questão de meses, não estimula o artesanato. Finalmente, por que gastar tempo e moeda em um pouco que vai ser jogado fora em algumas temporadas?
Em vez disso, procure roupas com vida útil, tanto em termos de figura quanto de uma vez que são feitas. “Se você patroa um designer em uma das casas mais sofisticadas, pode valer a pena comprar um pedaço de uma coleção cobiçada. Mas se você quer uma linda bolsa de pele, por que não escolher um pouco único e com a mesma qualidade de um designer independente? ”

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